terça-feira, 23 de julho de 2019

O Segundo Sexo


Há setenta anos, Simone de Beauvoir escrevia sua mais celebre obra “ O Segundo sexo”, proclamado hino à liberdade feminina, deu pontapé inicial a luta por igualdade de gênero, em 1949, a geração pós-guerra, os chamados “Baby Boomers” nasceram em um mundo diferente das gerações anteriores as suas, um mundo em que a mulher substituiu o homem em larga escala no trabalho industrial, com esse convívio laboral e sem a supervisão dos maridos que lutavam no front, as mulheres puderam se organizar para que pudessem manter essas liberdades individuais políticas e econômicas,  mesmo após o fim do conflito, no mundo bi-polarizado que se iniciara, o conservadorismo do capitalismo ocidental lhes fechou as portas do mercado de trabalho e do acesso a educação, enquanto no bloco comunista mulheres se tornaram cientistas e engenheiras.
“A mulher tem sido objeto de um processo de diminuição desde a aurora das ciências”, frase que sintetiza a obra de Beauvoir, afirma que tanto na arte como na cultura a figura da fêmea foi inferiorizada ao longo da história.
Na passagem do período paleolítico para o neolítico, os grupos humanos passaram do nomadismo ao sedentarismo, e da caça e coleta para a domesticação dos animais e a manipulação dos grãos, a divisão de classes e de tarefas antes disso, era por gênero, os homens caçavam e as mulheres coletavam, não existia monogamia, os grupos humanos não relacionavam o sexo com a reprodução, faziam sexo por puro prazer, e a prole vinha naturalmente, cerca de 12.500 anos atrás, muito provavelmente as mulheres, inventaram a agricultura e a necessidade de se fixar em uma terra fértil, os homens passaram a capturar os animais ao invés de abatê-los, domesticando-os criaram a pecuária e o moderno termo “gigolô de vaca”, fixando-se, um primeiro homem cercou o primeiro pedaço de terra, afirmando que era seu, criando assim a propriedade privada, quando chegou a velhice, preocupou-se pela primeira vez, para quem deixaria o que construíra, nesse momento a figura do herdeiro aparece, o homem transforma a mulher também em sua propriedade para garantir que a prole tenha sua carga genética, eis que surge ai a monogamia.   
A submissão da mulher foi inserida no imaginário coletivo demonizando-as, criando bruxas feias e velhas com verrugas e que distribuem frutas envenenadas, enquanto os bruxos como Merlin, Gangalf e o jovem Harry Potter, salvam a humanidade. 
No Brasil, uma sociedade com um histórico patriarcal e eclesiástico, onde a poligamia dos nativos, e a miscigenação com primeiros degredados portugueses do século XVI, foi combatida pelo clero e pela nobreza, com a exportação de meninas órfãs de Portugal para se casarem forçadas com bandeirantes e piratas do sertão, homens de costumes bárbaros que já haviam sido deportados de terras européias, na maioria das vezes por crimes de heresia, crianças com no máximo 14 anos, vitimas do terrorismo do estado absolutista, a elite branca colonial Brasileira é herdeira da violência contra a mulher, no nosso patriarcado tropical do século XXI onde figuras publicas falam abertamente em estupro, onde a violência contra a mulher é relativizada, é possível que as relações fraternas entre casais humanos (de qualquer orientação sexual), custem a se concretizar.

19 comentários:

  1. O poder da mulher o seu hino sua voz a mulher sempre foi inferior ao homem sendo que elas inventaram a agricultura, pela divisão de classes que era feita por gêneros, os homens caçavam enquanto as mulheres que estavam em casa,, foram elas que garantiram uma moradia fixa com terra fértil. Me envergonho de saber que a elite branca colonial brasileira é herdeira da violência contra mulher.

    ResponderExcluir

  2. @Brenda_Silva.


    O poder da mulher o seu hino sua voz a mulher sempre foi inferior ao homem sendo que elas inventaram a agricultura, pela divisão de classes que era feita por gêneros, os homens caçavam enquanto as mulheres que estavam em casa,, foram elas que garantiram uma moradia fixa com terra fértil. Me envergonho de saber que a elite branca colonial brasileira é herdeira da violência contra mulher.

    ResponderExcluir
  3. nome: Victoria g siva
    turma: 222

    eu acho que o erro começa já com esse título " segundo sexo" mulheres vão ser sempre o primeiro sexo independente de qualquer coisa, mulheres são + fortes, são + guerreiras, o trabalho da mulher sempre foi + importante, e a elite Branca colonial é uma vergonha

    ResponderExcluir
  4. Nome: Giovana Souza
    Turma: 222
    Acho que a mulher deveria estar sempre em primeiro lugar, pois enquanto os homens estavam em guerra, as mulheres cuidavam mais da agricultura, da terra e mais dos filhos, então a mulher deveria ser ," o primeiro sexo", pois são fortes e mesmo sendo tratada como " Objeto" continuam lutando pelos seus direitos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na Alemanha, em Berlin em 1945, a partir do momento em que os soldados da Wehrmarcht não puderam mais erguer seus fuzis de assalto, os soldados soviéticos passaram a estuprar as mulheres de Berlim, repense seu pensamento.

      Excluir
    2. Bha cara obrigado por me ensinar isso, vou agora mesmo queimar meus diplomas de graduação e pós graduação em História e repensar isso tudo.
      Vlw mesmo.

      Excluir
  5. Nome: Emily silva
    Turma: 222
    A sociedade sempre vai ver a mulher como um sexo fragil, mais eu acho que é muito o contrario que como o proprio texto diz a mulher inventou a agricultura e cuidava da terra fértil. Hoje em dia milhares de pessoas vivem so da agricultura, então na minha opinião mulher não é so um objeto pois elas cuidavam da casa, da terra e coletavam enquanto os homens so caçavam.

    ResponderExcluir
  6. Nome:Rafaela Cristina oliveira da Silva
    Turma:301 SJM

    As mulheres deviam serem muito valorizadas pois são elas que cuidam da família e ainda trabalham,muitos homens vivem as custas de suas mulheres,a mulher é considerada o "sexo frágil" mas na verdade não deveria ser porque a mulher sofre com a dor do parto,enfrenta muitas dificuldades ao longo da vida como por exemplo cuidar de um filho sozinha e ter que trabalhar.Ainda é exigido que em pleno século xvi que mulher tem que fazer os serviços da casa e cuidar dos filhos,o que na verdade é papel tanto da mulher como do homem pois em uma relação tanto entre casal ou familiar é preciso ser divido as tarefas para não pesar os serviços apenas para uma pessoa e as outras ficarem no bem bom.A desigualdade é muito grande em questao de salário e procura de trabalhador pois as empresas preferem homens pois as mulheres engravidam e acabam não dando tanto lucro para elas.Espero que as mulheres consiga direitos iguais de verdade.

    ResponderExcluir
  7. Na Minha opinião,a mulher deveria ser mais valorizada pelo homem,pois é ela quem cuida da casa,é ela quem cuida dos filhos desde pequenos,é ela quem faz praticamente tudo dentro de uma coisa e ainda por cima somos consideradas "sexo frágil".
    Deveríamos ter os mesmos direitos de um homem porque n somos diferente,todos temos defeitos e somos todos filhos de Deus,a mulher deveria poder trabalhar em todos os cargos de trabalho e não ocorrer o tal machismo do porque somos mulheres não podemos trabalhar nessa área ou naquela,eu acho que isso deveria mudar e começar a ter direitos iguais para mulher e para homem.Porque se formos pensar bem enquanto os homens estavam lutando na guerra quem fazia tudo era a mulher,era ela quem cuidava dos filhos ,ela quem cuidava dos feridos então eu acho que essa desigualdade que ocorre deveria ser muda de podendo todo mundo ter os mesmo direitos principalmente as mulheres.



    Nome:ketlyn Tainá Pereira
    Turma :101

    ResponderExcluir
  8. Igualdade, é uma vergonha termos que lutar por ela, isso era pra ser óbvio e visto como lógica,se o homem pode porque as mulheres não?
    Tem homens que ainda hoje acham que as mulheres são dependentes deles, quando na verdade, são elas que cozinham, que cuidam da casa e dos filhos, e ainda trabalham, lógico não podemos generalizar porque tem os homens que sabem que mulher é tão independente quanto eles, e quando dizem que mulher é pra ser protegida não estão dizendo que são frágeis, mas que merecem todo o cuidado e carinho do mundo, porque você não sabe o que uma mulher passa no seu dia a dia.
    Luiza 3°ano do Ensino Médio

    ResponderExcluir
  9. A voz da mulher sempre foi inferior ao homem sendo que elas inventaram a agricultura, pela divisão de classe, os homens caçavam por ai enquanto as mulheres que estavam em casa,garantiram a casa e seus pertences com terra fértil. É vergonhoso saber que a elite branca colonial brasileira é herdeira da violência contra mulher.

    Rafael Endres
    Turma: 301

    ResponderExcluir
  10. Bom na minha opinião,a voz feminina sempre foi inferior diante da voz masculina, tendo as mulheres seu valor lá em baixo, ainda existindo no Brasil homens que Acham que são superiores às mulheres por questão de a muito tempo atrás homens irem a caça enquanto as mulheres ficavam em casa cuidando da casa sendo menosprezadas pela sociedade.
    Nome:Eduardo Natan Forneck
    Turma:101

    ResponderExcluir
  11. eu acredito que até hoje a sociedade é muito machista e menospreza muito o trabalho das mulheres sendo que sem dúvida nenhuma a mulher é muito mais forte que o homem por ter aguentado tanta coisa todos esses anos, o machismo ainda existe por culpa de homens tolos que acham que mulher é sexo frágil e por isso precisa cuidar da casa e nd mais, mas conforme o tempo vai passando as mulheres estão mostrando pra que vieram.

    Nome: Brenda Marques
    Turma: T91

    ResponderExcluir
  12. Bom, na minha opinião, as mulheres deveriam de ser mais respeitadas, pois enquanto os homens estavam na guerra, as mulheres cuidava da casa e da agricultura, do plantio da terra, as mulheres que não ficavam em casa, ficam na enfermaria cuidando dos homens machucados que chegavam da batalha. As mulheres não deveriam ser menosprezadas.
    Nome: Alessandra Zweibrucker
    Turma: 101

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Na Minha opinião,a mulher deveria ser mais valorizada pelo homem,pois hoje em dia a mulher está muito mais idepente que que antigamente, muita das vezes é o homem que precisa da mulher pois não sabe fazer um prato de comida,mas a mulher que sempre é julgada, essa desigualdade que ocorre deveria ser muda, podendo todo mundo ter os mesmo direitos principalmente as mulheres.
    Nome: Evellin Torres Machado
    Turma:T91

    ResponderExcluir
  15. Igualdade é uma coisa que sempre vamos ter que lutar porque é dificil ter igualdade em um tempo que um corpo grande é mais respeitado do que qualquer outra coisa... agora em relação ao texto começando com o titulo "Segundo Sexo" é completamente nada a ver, não porque se trata do sexo femino mas sim que se fosse em relação ao sexo masculino todos os homens iriam ficar revoltado. Ok que os homens caçavam, mas será que sempre conseguiam trazer a caça pra casa? Já as mulheres sempre conseguiam uma coisa ou outra da agricultura pra por na mesa. Outra coisa nem sempre os homens estavam ali, algumas vezes ficavam bastante tempo fora e as mulheres que cuidavam de tudo, enfim acho que a mulher não deveria ser tratada como é, como segunda opção...

    Nome: Lidiane Soares
    Turma:214 CIEP

    ResponderExcluir
  16. Começando com o título "Segundo sexo", acho que isso não poderia definir mulheres como se fosse um segundo sexo,todas as mulheres para a sociedade é inferior aos homens, mas ela não poderia ser inferior a eles só por não ter a sua mesma força para um serviço mais bruto digamos, mulheres são tão inferior aos homens que criaram a agricultura isso que não faz sentido, mas o que manda é o que a sociedade diz e o que o homem fala, o jeito que era antigamente que era escolhido o pretendente da moça isso é muito sem noção as vezes o homem era um ser tão "nojento" digamos que queria a "criança mulher" só para outros tipos de atos que não era do gosto da jovem, isso é o meu pensamento.

    Luana Beatriz: 214 Ciep

    ResponderExcluir